terça-feira, 29 de março de 2011

JESUS CHOROU POR SI

29 de Março

"Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-Se no espírito e comoveu-Se. E perguntou: Onde o sepultaste? Eles Lhe responderam: Senhor, vem e vê! Jesus chorou." João 11:33-35

João, o discípulo do amor, relata esta história:
Em Betânia, morava uma família composta de três irmãos - Maria, Marta e Lázaro - que eram muito amigos de Jesus.
Certo dia, quando Jesus estava muito distante da casa deles, recebeu a notícia de que Lázaro, o Seu amigo, estava doente. Dois dias depois, Lázaro veio a falecer. Jesus decidiu ir até à Betânia.
Quando estava a chegar à cidade, Marta saiu a correr ao Seu encontro e, demonstrando a fé e confiança que tinha em Jesus, disse: "Senhor, se Tu estivesses aqui, o meu irmão não teria morrido." Jesus então disse-Lhe: " O teu irmão há-de ressuscitar." Ao que Marta acrescentou: "Eu sei que há-de ressuscitar na ressurreição do último dia." Então Jesus disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá."
Depois de Se encontrar também com Maria, Jesus olhou para as pessoas a chorar ao Seu redor e o Seu coração de amor comoveu-se ao ver o sofrimento humano. Perguntou onde tinham sepultado o corpo de Lázaro e, ao contemplá-lo, a Bíblia diz: "Jesus chorou."
Ali estava a Divindade em forma humana, contemplando a fragilidade do homem, revelada pela tragédia da dor da separação de um ente querido ceifado pela morte. Ali estava Deus chorando pelas mazelas da dor, da doença, das tristezas e da morte dos seres humanos.
Fomos criados por Deus para viver uma vida exuberante de saúde, paz e felicidade. Foram os pecados e as desobediências dos homens que apagaram ou empalideceram o brilho da nossa existência. "Jesus chorou" por Lázaro, pelas suas irmãs e pelos seus amigos. Jesus também conhece e Se entristece com as nossas angústias e dores. O extremo da nossa dor é a morte. Ele bem sabe disso, pois passou por essa experiência. Agora, Ele está à direita do Pai intercedendo por nós. "Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna." Hebreus 4:16.