quinta-feira, 31 de março de 2011

JESUS NOS LIVRA DA ANGÚSTIA

31 de Março

"Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em Mim tem a vida eterna." João 6:47

Em 1936, Graciliano Ramos, que era director de Instrução Pública de Alagoas, publicou o seu livro intitulado Angústia. Dentre outras coisas, Graciliano descreve as desgraças e misérias vividas nos bairros pobres, becos e vielas das grandes cidades. E faz isto com mestria. A sua palavra fluente e fácil, a sua percepção clara dos factos e a sua profunda imaginação fazem da leitura do seu livro algo até agradável, embora trate um tema tão envolvente e triste.
Angústia! Mas a angústia não é ocasionada unicamente pela pobreza e a falta de recursos materiais. Não sei bem ao certo, mas creio que talvez os que possuem bons recursos, ou aqueles que costumamos dizer que são remediados, nos dias actuais são mais susceptíveis de sofrer dos males da angústia. Estes têm que administrar a vida com um número muito maior de factores stressantes. A inflação, a cotação do dólar, a bolsa de valores, as crises políticas, as guerras, o terrorismo, a segurança própria e da família, a escolha de roupas para a apresentação pessoal, e assim poderíamos continuar a lista de um número quase infindável de itens que angustiam as pessoas.
Há, entretanto, um factor angustiante que atinge em cheio o coração de ricos e de pobres, ignorantes e cultos. E qualquer pessoa que não esteja devidamente preparada poderá sucumbir perante o desespero, quando tiver de o enfrentar. Refiro-me às angustiantes perguntas que afloram ou aflorarão à mente de todas as pessoas. Alguns há que procuram fugir delas, mas não podem fazê-lo por muito tempo. É impossível! As questões são simples e conhecidas: Que será de mim depois da morte? Terei outra vida? Haverá vida eterna? Que preciso de fazer para ter vida eterna?
Não permita que estas perguntas angustiem a sua alma. Jesus é a resposta para todas essas preocupações. Ele mesmo disse: "Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em Mim tem a vida eterna." João 6:47. Confie a Jesus todas as suas angústias e preocupações e Ele lhe dará segurança, tranquilidade e paz ao coração. Creia nisto com fé.