quarta-feira, 30 de março de 2011

A RESSURREIÇÃO

30 de Março

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá." João 11:25

Ontem relembrámos a história da morte de Lázaro e da tristeza revelada por Jesus ao ver o corpo inerte do Seu amigo a descansar no sono da morte. Felizmente a história não termina aí. Vendo a miséria humana e contemplando a tristeza e a dor da família e dos amigos de Lázaro, Jesus comoveu-Se cheio de compaixão. Só que a compaixão de Jesus não é como a nossa compaixão. Às vezes condoemo-nos e entristecemo-nos pela dor, tristeza ou pela miséria de alguém e revelamos uma compaixão estática. Olhamos, vemos, sentimos e muitas vezes nada podemos fazer. Com Jesus não é assim.
Jesus pediu que removessem a pedra da sepultura. E, olhando para o corpo inerte, que já há quatro dias deixara de viver, diz: "Lázaro, vem para fora." As correntes que prendiam Lázaro à morte, e as bactérias, vírus e vermes que consumiam o seu corpo cederam lugar ao poder e à ordem d'Aquele que é a 'Ressurreição e a Vida'. Aquele que, no princípio, soprara nas narinas de um corpo feito do pó da terra, transformando-o numa alma vivente, era quem ordenava a Lázaro para sair da sepultura. E Lázaro simplesmente obedeceu.
Pense na indescritível alegria de Maria e Marta, irmãos de Lázaro, ao poderem abraçar o seu irmão! Fora trazido de volta à vida por Aquele que pouco tempo antes tinha dito: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá."
Como nos enche a alma de alegria o lembrar que o lindo quadro de felicidade de Maria e Marta, abraçando o seu irmão ressuscitado, é apenas uma pequenina miniatura da fantástica e indescritível cena que ocorrerá muito em breve por ocasião da segunda vinda de Jesus à Terra?
O apóstolo Paulo em I Coríntios 15:52 descreve essa cena: "Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará e os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados." Inegavelmente, será um momento muito glorioso. Será a vitória final de Jesus sobre as tristezas, dores, doenças, e a morte! Esta certeza conforta-nos e anima-nos na jornada, enquanto aguardamos o grande dia da volta de Jesus.