sábado, 26 de março de 2011

TER OBJECTIVOS CLAROS NA VIDA

26 de Março

"Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, pelo prémio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." Filipenses 3:13, 14

Ter um objectivo é saber para onde ir. É ter um rumo certo. É ter um alvo. Tem-se dito que quem não sabe para onde ir, usa qualquer caminho. Acrescentando, diria que quem não sabe para onde vai, dificilmente chega a algum bom lugar.
Muitos há que pensam que o objectivo é válido unicamente quando se tem em mente a escolha de uma profissão. No entanto, creio que para sermos bem sucedidos na vida é bom que estabeleçamos objectivos, ou metas, em diversas áreas da nossa vida.
Assim, poderíamos ter objectivos íntimos, aqueles que dizem respeito ao nosso coração, a um futuro lar. Existem também os objectivos profissionais, que no caso incluiriam os estudos e toda a preparação necessária para atingirmos, com sucesso, a profissão desejada. Precisamos também de estabelecer metas materiais, como casa, carro e bens. E, o mais importante: os nossos alvos espirituais, que incluiriam não apenas a nossa crença e fé, mas a nossa segurança e a certeza da vida eterna.
Uma vez escolhidos os objectivos, vem a luta constante da vida no afã de os atingir. E isto é a beleza e a grande motivação da vida. O apóstolo Paulo descreveu assim essa jornada para se conseguir a vitória suprema, que é a vida eterna: "Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, pelo prémio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." Filipenses 3:13, 14.
Todos os alvos podem ser importantes, mas só os bons alvos espirituais é que poderão conduzir-nos à vida eterna. E quanto ao caminho para chegarmos lá, Jesus disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim." João 14:6.