domingo, 27 de março de 2011

UMA COISA TE FALTA

27 de Março

"Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude. E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta." Marcos 10:20, 21

A história bíblica diz-nos que certa ocasião, logo após Jesus ter abençoado as crianças que Lhe foram levadas, foi procurado por um jovem rico cuja preocupação era saber o que deveria fazer para conseguir a vida eterna.
A resposta que Jesus lhe deu foi uma abertura a fim de que o jovem pudesse compreender, em toda a sua profundidade, o que significava a salvação. Jesus disse: "Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos." Mateus 19:17. E logo a seguir, Jesus especificou que Se referia aos dez mandamentos - não matarás, não adulterarás, honrar o pai e a mãe, etc.
Por certo o jovem alegrou-se, pois respondeu com convicção: "Tudo isso tenho observado desde a minha juventude." Aí estava a ponta do fio da meada que Jesus queria que aquele jovem colocasse na Sua mão. Jesus acrescentou: "Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no Céu; então, vem e segue-Me." Marcos 10:21.
Jesus sabia que os actos exteriores de aparente obediência aos santos mandamentos da Lei de Deus não revelavam o interior do coração daquele jovem. Ele apegava-se aos seus bens e fazia deles o seu Deus. No emaranhado da vida do jovem, Jesus puxou exactamente a linha que foi tocar no fundo do seu coração, no problema que ele guardava escondido. Os seus bens materiais impediam-no de seguir Jesus e ter a vida eterna. E o rapaz, cabisbaixo, retirou-se triste.
'Uma coisa te falta'. Neste momento de reflexão, vamos dar um mergulho bem fundo dentro do nosso próprio coração. Lembremo-nos que, se por uma lado, observar os mandamentos da lei de Deus não nos pode garantir a salvação, por outro lado, a sua transgressão, não confessada e não perdoada, pode levar-nos à perdição. Assim, o que é que deve motivar as nossas acções? Jesus alegra-Se com os que Lhe obedecem e praticam os Seus mandamentos. Porém, essa obediência não deve ser unicamente um acto exterior, mas uma acção impulsionada pelo amor que devotamos Àquele que nos salvou - Jesus Cristo.