segunda-feira, 4 de abril de 2011

ÂNIMO

4 de Abril

"Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o Senhor, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará." Deuteronómio 31:6

Moisés, com os seus 120 anos, já sabia que não iria conduzir o povo de Israel até entrar na terra prometida. Então, aconselhou Josué (que o deveria substituir), bem como todo o povo, a que fossem fortes, destemidos e entusiastas em prosseguir na conquista da herança prometida.
Nos bons e saudosos anos do meu ministério com os jovens, viajei e participei várias vezes de programas com o Pastor Óder Mello. Com ele aprendi uma preciosa lição de ânimo e optimismo. Uma vez, em pleno Inverno, a noite tinha sido muito fria e, pela manhã, uma fina neblina cobria todo o horizonte. O sol parecia estar com preguiça de aparecer. O aconchego dos cobertores quentes era convidativo para continuar no conforto da agradável posição horizontal. Foi quando ouvi os ruídos característicos de alguém levantando-se da cama. Olhei e vi o colega que, de um salto, se pôs em pé. Olhando para mim, esbracejando, o Pr. Óder exclamou a sorrir: "Estou entusiasmado!"
Para o entusiasta e optimista não existe mau tempo. Chuva, sol, vento, frio, doença ou outras dificuldades, nada é considerado como empecilho, mas sim como um desafio a ser superado. Há uma poesia sobre 'O DESANIMADO', de autor desconhecido, cuja tradução diz o seguinte:
Um obstáculo deparou-se ao desanimado, e ele esfriou;
a estrada parecia muito íngreme, e ele parou.
"Oh, é demasiado difícil", disse o desanimado então;
"vou parar onde estou e não tentar em vão."
Sentou-se à beira da estrada e compôs a sua história
p'ra contar aos homens porque não lhe sorriu a vitória.
Mas a verdade da situação ele não quis admitir.
Nenhuma vez disse: "Trabalho árduo! Não vou desistir!"
Oh, quando vem o confronto e adversa parece a peleja,
não se mime, meu rapaz, quem quer que seja.
Não tenha pena de si, nem remoa as suas dores,
não invente desculpas p'ra contornar os dissabores.
Mas persevere na luta e sorva até ao fim a taça;
não seja um desanimado no que quer que faça!