sexta-feira, 1 de abril de 2011

NÃO ANDEIS CUIDADOSOS

1 de Abril

"Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros, contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?" Mateus 6:26

Através da janela do escritório, onde trabalhei durante muitos anos, avistava um jardim bem cuidado. Muitas vezes, enquanto pensava na solução de algum problema, o meu olhar repousava sobre o jardim e quase sempre a minha atenção se voltava para os simpáticos passarinhos que por ali estavam.
Como faz bem à alma acompanhar essas pequenas criaturas de Deus e ver o seu comportamento! Estão sempre alegres e saltitantes nos arbustos, relvados e canteiros, à procura de alimento. Não os vemos ansiosos a amontoar alimento para o dia seguinte. Não! Eles confiam que no dia seguinte vão encontrar tudo aquilo de que necessitarem. Não vivem ansiosos.
Temos plena consciência de que a vida dos seres humanos é bem mais complicada do que a dos passarinhos. Ela inclui a educação, o conforto, a tecnologia, a competição, o luxo, a vaidade, etc. Nós complicamos tudo à nossa volta. Mas, apesar disso, e agora mais do que nunca, temos que dar lugar à fé e à confiança em Deus. Caso contrário, acabamos por nos meter num beco sem saída. Vale a pena lembrar as recomendações que Jesus nos deixou:
"Por isso vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?" Mateus 6:25, 26.
Deixemos as preocupações e as angústias aos cuidados de Jesus. Façamos a nossa parte cada dia. Façamos tudo conforme as nossas forças e, quanto ao mais, confiemos em Deus.