sábado, 2 de abril de 2011

O SÁBIO USO DO DINHEIRO

2 de Abril

"Vindo, porém, uma viúva pobre, depositou duas moedas correspondentes a um quadrante. E, (Jesus) chamando os Seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou na arca do tesouro mais do que o fizeram todos os ofertantes." Marcos 12:42, 43

O exemplo da viúva pobre, que doou apenas duas moedas - ou seja tudo o que tinha - motivou Jesus a referi-la como exemplo quanto ao bom uso do dinheiro. Inspirando-nos no seu exemplo, vamos fazer algumas considerações sobre o bom uso do dinheiro.
Já imaginou como seria complicado o mundo de hoje se não tivéssemos o dinheiro? Convenhamos, a invenção do dinheiro foi genial. Hoje, o dinheiro de papel (cheque) e o de plástico (cartão de crédito), servem para facilitar a vida. Com muita facilidade podemos comprar qualquer coisa em qualquer lugar do mundo!
No entanto, toda essa facilidade tem trazido tremendas dores de cabeça a muita gente; não só a algumas pessoas, mas também aos seus familiares. Refiro-me aos compradores compulsivos. Aqueles que não resistem a qualquer novidade ou oferta especial. Ou ainda àqueles que têm a mania de coleccionar sapatos, blusas, gravatas ou outra coisa qualquer. Compram sem medir as consequências, e quando se dão conta, já estão endividados o que é agravado pelos juros que os endividam ainda mais.
Nada melhor do que adoptar alguns princípios simples que muito nos ajudam a ter a vida financeira em ordem. Antes de tudo, faça o seu orçamento. Veja quanto ganha mensalmente. Veja quais são as suas despesas fixas como renda de casa, alimentação, transportes, educação, etc. E não se esqueça de colocar no orçamento a sua parte para com Deus, com os seus semelhantes e uma poupança mensal.
Decida-se a não gastar antes de ter o dinheiro na mão. Compre sempre a pronto. Procedendo assim, estará a ganhar duplamente: no rendimento da poupança e no desconto que conseguirá na compra. Para conseguir isto é necessário praticar a paciência, a perseverança e o domínio próprio. Mas vale a pena! Seja sábio no uso do dinheiro. Lembre-se, ele poderá ser uma bênção ou um tremendo problema para si. A escolha é sua!