quinta-feira, 29 de setembro de 2011

INTEGRIDADE

29 de Setembro

"Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Job; homem íntegro e recto, temente a Deus e que se desviava do mal." Job 1:1

Ao ler um livro sobre a vida e os métodos de liderança e administração de Jack Welch, um importante executivo de uma grande empresa multinacional, impressionou-me perceber como aquele homem destacava a integridade na vida como algo indispensável para o sucesso das pessoas e da empresa. Ele escreveu:
"A integridade é a rocha sobre a qual construímos o sucesso do nosso negócio e dos nossos produtos e serviços de qualidade; as nossas relações com clientes e fornecedores e, em última instância, o nosso registo competitivo de vencedores."
Mas o que é integridade? É a qualidade das pessoas que no seu todo procuram ser fiéis e honestas. São aqueles que em todo o comportamento ao longo da vida se posicionam eticamente com lisura. São os que não são apanhados em pontos fracos e débeis.
Ah, como a sociedade está tão carente de pessoas íntegras! Precisamos dos íntegros na política, nos negócios, no comércio, na administração pública; mas, sobretudo, nos nossos lares e igrejas.
Estas palavras escritas há tanto tempo, ainda soam aos nossos ouvidos como actualíssimas: "A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exacto; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever, como a bússula o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é recto, ainda que caiam os céus." Ellen White.
Contudo não importa só dizer o que devemos ser, mas uma orientação bem clara sobre como sermos íntegros e honestos: "Mas um carácter tal não é obra do acaso; nem se deve a favores nem a concessões especiais da Providência. Um carácter nobre é o resultado da disciplina própria, da sujeição da natureza inferior pela superior - a renúncia do eu para o serviço de amor a Deus e ao homem." - Educação, pág 57.
Que o mundo encontre em nós esse tipo de pessoas íntegras. Que o registo da nossa vida possa ser igual ao de Job.