terça-feira, 27 de setembro de 2011

A MELHOR HERANÇA

27 de Setembro

" O Senhor conhece os dias dos íntegros; a herança deles permanecerá para sempre." Salmo 37:18

Na cultura latina em que vivemos, normalmente há uma preocupação da parte dos pais em providenciar alguns bens, ao longo da vida, para os deixar como herança aos seus filhos.
Entretanto, temos visto inúmeros exemplos em que a herança em vez de ser motivo de alegria e união da família, acaba por se transformar num profundo ponto de discórdia, tristeza e até mesmo de separação e inimizade. Aquilo que os pais desejavam em vida que haveria de ser uma bênção para os seus descendentes, acabou por se transformar numa verdadeira maldição. Pois, de um lado ficaram alguns tidos por aproveitadores e espertalhões, e do outro lado os que se sentem lesados e espoliados. E a família que antes era unida e feliz, agora está dividida por sentimentos de profunda amargura. Como é bom meditamos um pouco sobre qual seria a melhor herança que os pais poderiam deixar para os filhos. Seriam os bens materiais? Inegavelmente, não!
Há culturas em que a preocupação número um dos pais é deixar aos filhos uma boa formação cultural. Assim, os pais encaminham os seus filhos a fim de que tenham uma boa educação nas melhores escolas, colégios e faculdades. Seria isto a melhor herança para deixarmos aos filhos? Creio que ainda poderíamos dizer, não!
Creio que a melhor herança que os pais podem deixar aos filhos é uma boa formação moral e espiritual, ensinada pelo exemplo. Sim! Exemplo de trabalho, dignidade, honradez e integridade. Exemplo de fidelidade a Deus e de uma vida vivida em comunhão com Cristo e sob a guia do Espírito Santo. Um exemplo assim dará ao filho muito mais alicerce moral para que seja mais bem sucedido e vitorioso na vida do que qualquer outra coisa.
É claro que é bom deixar algum bem material e uma boa formação cultural aos descendentes, mas é muito melhor deixar-lhes também a herança de um bom exemplo. Essa herança não se esvai com o tempo nem é dissipada. Ela permanece para sempre.