segunda-feira, 3 de outubro de 2011

AS MONTANHAS

3 de Outubro

"Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra." Salmo 121:1 e 2

As montanhas ocupam cerca de um quinto da superfície do mundo. Elas existem em todos os continentes e em todos os lugares e são símbolos de força e estabilidade. Muitas vezes me tenho dedicado a contemplar demoradamente as montanhas do meu país e de algumas outras partes do mundo, como os Alpes, na Europa Central, e os Andes, aqui na América do Sul. São montanhas majestosas e altaneiras, uma inspiração e um desafio para os que as contemplam.
A história está repleta de narrativas dos que fugiram para as montanhas em busca de protecção e segurança. Por outro lado, lembro-me de que o antigo Israel, seguindo o exemplo dos pagãos, construiu altares nas montanhas ao redor de Jerusalém e noutros lugares para ali terem os seus cultos idólatras. Por isso o salmista David, conhecedor da existência dessas práticas corruptoras, embora entendendo que as montanhas representem firmeza, perenidade e segurança, diz que o auxílio, o amparo e a verdadeira protecção vem unicamente do Senhor que fez as montanhas.
Na verdade, Deus, o Criador e Senhor de todo o Universo, é infinitamente maior e mais forte do que todas as montanhas juntas. Por nada nos adiantará escondermo-nos no alto das montanhas das riquezas e dos bens; de nada nos adiantará escondermo-nos nas montanhas da cultura e do conhecimento das ciências e das filosofias humanas; tão pouco estaremos seguros no alto das posições, dos cargos ou do poder político ou eclesiástico. Temos que elevar os nossos olhos acima de todas estas coisas e contemplar Aquele que é o único que nos pode valer, com segurança absoluta, em todas as circunstâncias.
Em resumo: se por um lado as montanhas simbolizam protecção e amparo, por outro lado podem também significar obstáculos e problemas. Assim também as riquezas, os bens, a cultura, os conhecimentos, a posição e o poder podem ser uma bênção, se direccionados para o bem ou um obstáculo para a nossa vida espiritual se nos deixarmos iludir pelo egoísmo, pela vaidade e pela falsa segurança. Tudo dependerá de onde estivermos focalizando a nossa atenção: se nas 'montanhas' ou se no "Senhor que fez o céu e a terra". Que Deus nos ajude a sermos contados entre os que olham com fé para além das montanhas!