terça-feira, 4 de outubro de 2011

OS ÚLTIMOS DIAS

4 de Outubro

"Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis. ... Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados." II Timóteo 3: 1 e 13

O tempo escoa-se rapidamente. O mundo em que vivemos propicia ambiente para que todos se envolvam em tudo aquilo de bom e de mau que acontece em qualquer canto do globo terrestre. Os meios de comunicação - destacando-se a televisão, na corrida desenfreada em busca de audiências - tem explorado as piores e as mais vis e degradantes notícias levando-nos a ter o coração sobrecarregado de angústia e aflição.
O mundo, como um todo, não vai bem, e quando somos inundados , por notícias de acontecimentos negativos, isto tem um tremendo efeito sobre toda a sociedade. Vivemos com medo da violência, das doenças, dos movimentos sociais e das guerras. E por isso temos a tendência de desconfiar de tudo e de todos. O facto é que as profecias bíblicas já previam esses acontecimentos.
Os dois versos da meditação de hoje foram escolhidos estrategicamente, pois estão localizados no início e no fim das advertências quanto ao que estaria a ocorrer no ambiente social do mundo justamente antes da volta de Jesus. Paulo cita pelo menos vinte elementos diferentes que deveriam caracterizar o comportamento de muitos no tempo do fim. Vamos destacar apenas alguns: egoísmo, blasfémia, desobediência aos pais, calúnia, mais afeição aos prazeres do que a Deus, crueldade, traição e falsa piedade. E quando nos recordamos de que Jesus também alertou que no tempo do fim ouviríamos falar de guerras, rumores de guerras, fomes, terramotos, percebemos que essa é uma descrição fiel dos dias em que vivemos.
Se por um lado os acontecimentos políticos, sociais, religiosos e físicos do mundo nos afectam, pois estamos também no mundo, por outro lado, fortalecem a nossa confiança nas Escrituras Sagradas, revitalizam a nossa fé, revigoram a nossa esperança e motivam-nos a ser activos participantes da propagação do evangelho como a única esperança para todo o ser humano. Aliás, este último ponto é o que Jesus está a aguardar da parte de todos os que n'Ele crêem para poder vir buscar-nos: "E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas nações. Então, virá o fim." Mateus 24:14.