sábado, 26 de novembro de 2011

ADORAR SÓ A DEUS

26 de Novembro

"Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a Ele darás culto." Mateus 4:10

Na língua portuguesa, assim como em qualquer outra língua, existe uma dinâmica que ao longo dos anos vai transformando o significado de muitas palavras. O estudo desse fenómeno chama-se semântica.
Nos últimos tempos, face à onda de liberdade que tem tomado conta dos países e da sociedade, percebe-se que, misturado com tudo o que de bom isso trouxe, alguns vão ao extremo ao aplicarem de forma errada essa liberdade, utilizando indevidamente algumas palavras, fugindo completamente do seu significado real.
Tem-me preocupado o uso do verbo 'Adorar', que tem como significado render culto, reverenciar e venerar. No entanto, o que se ouve a todo o instante? São pessoas dizendo: "Ah! Como eu adoro fulano", ou ainda: "Eu adoro o gelado de maracujá". Pode ser que alguns estejam expressando os seus verdadeiros sentimentos ao colocarem a adoração de qualquer coisa comum no lugar de Deus.
Todavia, sabemos que a maior parte das pessoas usam o verbo adorar com o sentido de'gostar': "Eu gosto de fulano"; "Eu gosto de gelado", etc. Acredito sinceramente que nós, quando cremos nos ensinos da Palavra de Deus, temos o dever de colocar todas as coisas nos seus devidos lugares. A Bíblia Sagrada é clara ao orientar-nos dizendo que o nosso culto, e a nossa adoração, devem ser voltados unicamente para Deus.
Aliás, isso não é apenas o que Deus espera, mas o que Ele pede de nós. E está expresso de forma bem clara no segundo mandamento da lei divina, em Êxodo 20, e confirmado por Jesus. Ao ser tentado por Satanás, Ele respondeu: "Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a Ele darás culto." Mateus 4:10.
Cremos que a maior parte dos que usam o verbo adorar indevidamente o fazem ingenuamente, sem perceber. No entanto, devemos fazer um esforço a fim de que nós, e a nossa família, sejamos esclarecidos e usemos o verbo adorar unicamente quando nos referimos à adoração que devemos prestar ao nosso Deus e Criador. Lembre-se de que restabelecer a verdadeira adoração a Deus é uma das missões do povo remanescente:
"E adorai Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas." Apocalipse 14:7.