sábado, 3 de dezembro de 2011

A FORMATURA UNIVERSAL

3 de Dezembro

"E todas as nações serão reunidas na Sua presença, e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas." Mateus 25:32

Em todos os fins de ano as cerimónias de formatura repetem-se. Os formandos são só sorrisos. São a exteriorização da alegria que transborda da sua alma pela vitória alcançada. Os pais não conseguem esconder aquele sentimento de orgulho e alívio. Orgulho, porque o filho conseguiu ultrapassar com sucesso mais uma etapa na vida. Alívio, porque a vitória significa o fim de pesadas despesas com a educação. Da parte dos professores e directores, percebe-se a satisfação de uma tarefa concluída, acompanhada de um místico sentimento de nostalgia pela despedida de alguém que, depois de anos de convivência, parte para os embates da vida.
Os aprovados estão ali com a vitória assegurada e com mil expectativas de uma nova vida por começar. Os reprovados, pesarosos e tristes, amargam na alma o peso das oportunidades desperdiçadas. Nuvens negras escurecem o seu futuro e barram-lhes o caminho da vida.
Deus também está a realizar os Seus testes com a humanidade, a fim de saber quem será aprovado para a vida eterna. Para ilustrar essa escolha que Deus está a fazer, Jesus usou a figura da selecção de ovelhas de um rebanho: "Quando vier o Filho do homem na Sua majestade e todos os anjos com Ele, então, Se assentará no trono da Sua glória; e todas as nações serão reunidas na Sua presença, e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas." Mateus 25:31, 32.
O teste que Deus usa para aprovação é simples e objectivo. Em João 17:3 Jesus disse: "E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." Os que aceitarem Cristo como o seu Salvador pessoal e Deus como o único Deus verdadeiro serão colocados à direita e aprovados para a vida eterna.
Embora o processo de escolha seja simples na sua forma, ele é maravilhoso, nobre e importantíssimo na sua prática. Implica aceitar para a nossa vida a liderança divina, que deverá nortear todos os nossos actos.
Preparemo-nos para a maior formatura de todo o Universo. Será a nossa graduação para a vida eterna. Aceitemos a liderança de Jesus para a nossa vida aqui, e a aprovação para a eternidade estará assegurada.